Biossegurança em Esterilização: Inscreva se no curso
O processo de esterilização consiste em uma etapa fundamental para evitar os riscos de contaminação em um hospital, por exemplo. Nesse sentido o curso de biossegurança em esterilização serve especialmente para preparar os profissionais quanto aos riscos físicos, químicos, radioativos e biológicos pertinentes a sua função/atividade profissional.
O curso é voltado especialmente para preparar os profissionais que trabalham na área da saúde para que possam desenvolver práticas seguras tanto para o próprio homem e aqui entende-se os seus respectivos colegas de trabalho e pacientes atendimentos, assim como igualmente os animais que eventualmente podem acabar afetados e o meio ambiente.
Com a prática da biossegurança nas técnicas de esterilização se espera o aperfeiçoamento do processo e a consequente melhora nos processos de trabalho pertinentes a área da saúde. A biossegurança por conceito consiste em um conjunto de práticas voltadas especialmente para a segurança do trabalhador, paciente e outros envolvidos e esse é o objetivo do seu aprimoramento com foco nos processos de esterilização.
Como funciona o curso?
Para a aplicação da biossegurança em um consultório ou mesmo em um hospital se faz necessário o conhecimento e igualmente a aplicação de um conjunto bem diverso de técnicas. O profissional com formação em biossegurança com foco na área de esterilização terá de aplicar os seus conhecimentos para evitar, por exemplo, riscos aos pacientes durante procedimentos médicos/clínicos.
Este profissional possui atenção especial a segurança quanto aos equipamentos utilizados e em especial a sua técnica de esterilização. Tem o intuito de tornar mais aprimorado o processo de eliminação de possíveis riscos os quais os envolvidos podem estar expostos.
Em termos práticos, a biossegurança em esterilização e consequentemente o seu profissional atua de modo a evitar que seja necessário posterior intervenção. Intervenção que é decorrente de riscos que inicialmente não foram contidos.
Investir em um curso de formação em biossegurança em esterilização prepara o profissional para atuar de maneira aprimorada na área da saúde.
O perfil ideal para esse modelo de curso consiste em um indivíduo com alto grau de responsabilidade e com capacidade de envolvimento para o bem-estar de terceiros. Essas são algumas das principais características desse profissional.
Como se inscrever no curso?
O curso tem o como premissa fundamental preparar o estudante para o mercado de trabalho e consequentemente todos os seus respectivos desafios.
Apesar de integrar a grade de cursos livres do Senac, no qual a carga horária é menor, os participantes terão todo embasamento para atuar no mercado de trabalho. Todo conhecimento necessário para evitar riscos relacionados a atividade profissional.
- Pré-requisito
- Acesse o site www.ead.senac.br
- Idade mínima: 18 anos.
- Escolaridade Mínima: Formação técnica ou superior na área de saúde. Pré-Requisitos Técnicos – Ter conhecimentos em navegação na internet. – Ter acesso a computador com internet banda larga.
Ao todo, após o processo de inscrição e início do curso, o estudante tem o prazo de cinquenta dias para terminar o curso mas para facilitar o processo de conclusão do curso é ofertado on-line.
Para tanto é necessário que o estudante tenha conhecimento prévio em navegar na internet. Dessa forma ele conseguirá acessar a plataforma e ter acesso ao conteúdo de aula.
Além disso, é fundamental que o interessado em participar o curso em biossegurança em esterilização tenha dezoito anos ou mais e formação de nível técnico ou superior na área da saúde.
Igualmente entre os requisitos técnicos o estudante precisa ter acesso a um bom leitor de PDF de sua preferência e um e-mail válido para contato.
Qual é a grade curricular do Curso?
A grade curricular do curso é bem ampla apesar de ser um curso livre. O que apenas reforça que efetivamente o Senac está preparado com a formação do profissional que sairá do curso.
Dentre os principais tópicos que o estudante verá ao longo do seu processo formativo está, por exemplo, a identificação de riscos químicos, físicos e biológicos. Uma vez que só será possível prevenir o seu aparecimento a partir do seu claro conhecimento.
Os participantes aprenderão todos os protocolos de biossegurança relativos aos órgãos reguladores como a Anvisa, por exemplo.
Qual a definição de biossegurança, a sua finalidade aplicada e a metodologia também faz parte dos temas trabalhados com os participantes.
Os estudantes terão contato e conhecimento sobre os equipamentos de proteção individual, os EPI’s e os equipamentos de proteção coletiva.
Todos os temas que compõe a grade curricular têm o intuito de prevenir justamente acidentes e riscos relativos às atividades de esterilização. Para aplicação prática no dia a dia profissional.
O controle de infecções também integra a grade curricular e prepara o profissional para lidar eventualmente com as rotinas e as normativas em casos assim.
Mais um curso para agregar no seu curriculo
O curso de biossegurança em esterilização do Senac tem um excelente custo benefício. E pode agregar de maneira significativa na carreira do profissional que já atua na área da saúde, podendo este pleitear um novo cargo.
O custo da formação é de apenas cento e trinta e seis reais que pode ser parcelado em até cinco vezes no cartão de crédito. O que resultará em parcelas de pouco mais de vinte e sete reais.
Para ser um profissional da área é imprescindível que o interessado tenha senso de responsabilidade e preocupação com o bem-estar e a saúde não apenas própria como a de terceiros.
No mais consiste em um mercado em crescimento que pode ser dessa forma uma ótima alternativa de investimento a médio e longo prazo.
Todos os hospitais e clínicas que realizam procedimentos invasivos precisam de profissionais relativos à área de biossegurança e esterilização.
A possibilidade de poder fazer o curso on-line auxilia significativamente quem não tem assim tanto tempo para um processo formativo tradicional, presencialmente.
Deixe um comentário